segunda-feira, 26 de junho de 2006

Falando sobre Condução - Parte II

Não é que eu seja machista, mas verificamos que existem muitas mulheres a lerem o código da estrada errado. Digamos que 75% das mulheres e 50% dos homens andam a ler o livro errado.

De seguida seguem alguns exemplos:

1- Por exemplo, quando nos deparamos com um carro parado à nossa frente:

O código da estrada diz:
Certifique-se que pode tomar a faixa contrária. Caso não possa tomar a faixa contrária aguarde. Quando poder tomar a faixa contrária em segurança, avise os restantes utentes da via (através do pisca) da sua intenção e tome a faixa contrária em segurança.

O código errado diz:
Desvie-se imediatamente do obstáculo. O condutor que circular em sentido oposto terá que encostar o mais à direita possível por forma a facilitar a sua manobra. Em caso de necessidade, o condutor que circula em sentido contrário, deverá travar bruscamente para evitar o acidente (pois você não tem culpa que esteja um carro parado à sua frente).

Obs: Reparem no pormenor de não ser mencionado piscas ou faixas, isto porque neste livro não existe o conceito de piscas ou faixas (como muitos outros).


2- Sair da via em que circula:

Código da estrada diz:
Tome a via mais à direita possível, atempadamente e em segurança, assinalando para tal a sua intenção através do pisca.

Código errado:
Ignore os restantes condutores que se encontram imobilizados (ou em marcha lenta) na faixa mais à direita, pois eles estão apenas a admirar a paisagem. Continue a sua marcha em frente até à saída em questão. Quando alcançar a sua saída encoste aos carros imobilizados e atire com o carro para cima deles e force a entrada , pois você tem prioridade sobre os veículos à sua direita.

3- Circulação em rotundas

Código da estrada:
Ao entrar numa rotunda, tome a faixa mais à direita...

Código errado:
Ao entrar numa rotunda, tome a faixa mais à esquerda por forma a poder efectuar a rotunda o mais a direito possivel (sem ter que virar muito o volante), ignorando desta forma todo e qualquer condutor que circule à sua esquerda*. Ignore igualmente aqueles traços brancos na estrada, esses traços são apenas braile, destinado a carros especiais para invisuais.

*- lembre-se que você tem sempre prioridade sobre os veículos que circulam à sua direita e sobre os veículos que circulam à sua esquerda.....


Isto são apenas 3 exemplos, para verem a diferença entre o código da estrada correcto e aquele que muitas pessoas têm lido (e poem em prática no nosso dia-a-dia).

M

3 comentários:

Repolha disse...

Afinal parece que estamos de acordo... :)
Embora a parte do sexo não deva estar a incluir taxistas... se forem incluídos a coisa é capaz de ficar equilibrada LOL

Repolha disse...

Esse é um belo post para os teus de condução - o código e os táxis: nada a ver LOLLLL

Just Me...S disse...

Carla & Repolha
Não te admires de não ter resposta do M, pois estamos sem PC em
casa :(
Mas vou-lhe dizer para pensar então num post: O codigo e os taxis, ele vai adorar divagar sobre isso!!! :)
Beijocas
S