quinta-feira, 8 de junho de 2006

"Permaneçam nas bancadas, há lugar para todas!" Diziam eles na Maior e mais Bela Bandeira do Mundo


No passado dia 20 de Maio a Federação Portuguesa de Futebol, a SIC, o BES e o Instituto Português da Juventude desorganizaram aquele que podia ser o mais belo evento nacional: A Maior e mais Bela Bandeira do Mundo!!
Eu sei que já começa a ser um tema demasiado falado e debatido, mas eu que estive lá e assisti à maior vergonhosa organização, ou melhor dizendo, desorganização, tenho eu também que dar o meu testemunho na 1ª pessoa como Voluntária Inscrita que não conseguiu participar.
Não quero tornar o meu Post maçudo, mas vou ter que vos falar de todos os pormenores, do mais banal ao mais absurdo!!
Nem sei por onde começar….
Haaa….chamo a atenção para o facto que era suposto não entrar mais ninguém a não ser mulheres ( pensava eu ), o meu marido e filha acompanharam-me até ao estádio e eu entretanto “mandei-os” embora ( já vão perceber o porquê deste meu comentário ).
Bem….a palhaçada começou logo à entrada quando já depois de ter estado numa bicha ( e é assim que se diz em bom português ) bem mais de uma hora à espera para entrar, e qual não é o meu espanto quando uma das minhas amigas me diz: “ Esta é a porta de entrada ao publico!!! “ Tinha umas tabuletas pequeníssimas a dar esta informação. Bom, confesso que estava a achar estranho haver ali tanto homem e criança para entrar, quando seria suposto entrar só mulheres. Com alguma sorte passámos então para a entrada do lado em que dizia: entrada BES / IPJ. Mas lá continuavam a entrar homens e crianças, inclusive fui empurrada por um Senhor, porque achou-se se calhar mais feminino do que eu e teve que me empurrar para entrar primeiro.
Deixem-me agora aqui fazer mais um à parte, para participar na bandeira, inscrevi-me como tantas outras mulheres e recebi um e-mail a congratular-me por ter sido aceite como voluntária e a informar dos brindes, aguas e lanche que seriam oferecidos….e mais….que quando entrasse me identificasse como voluntária do IPJ.
Pois bem, continuando….qual não é o meu espanto ( novamente ), quando o tal senhor que seguia à minha frente entra perfeitamente pela mesma entrada que eu e lhe dão uma senha que equivalia a duas aguas. Mau…..primeiro pensei que fossem aguas à descrição, segundo o que é que um homem está aqui a fazer e com direito também a agua???? Não tenho nada contra eles acreditem, sou casada, mas o meu marido foi o primeiro a dizer que se ia embora, visto tratar-se de um evento só para mulheres.
Pois bem, no meio de toda aquela confusão mandaram-me abrir a mala, não sei para quê, pois tinha o casaco lá dentro e foi só o que viram, nem se deram ao trabalho de ver o que estaria por baixo. Se eu quisesse “boicotar” a bandeira teria sido muito fácil e haaaaa como devem calcular não precisei de dizer que era voluntária do IPJ, qualquer uma/um entrou. Ora reparem, não acham que iria haver muita confusão? Pois eu comecei logo com um mau pressentimento!!!
Não me quero alongar muito, mas esta historia tem de ser bem contada. Fomos ( eu e as minhas amigas ) para as bancadas, por sinal num bom sitio, pois conseguimos ver bem os jogadores da Selecção Nacional, mas por outro lado ficámos mesmo na direcção oposta à entrada para o relvado para a realização então da maior e mais bela bandeira do mundo.
Cheguei eram uma 11h30 da manhã e eram 17h00 quando decido dizer às minhas amigas: estou a ver isto mal parado, a bandeira parece quase pronta, ainda há tantas mulheres para entrar, inclusive nós aqui sentadas. Que tal irmos andando lá para baixo? Embora constantemente o “animador” nos ia dizendo ao microfone “ Deixem-se ficar nas bancadas, mantenham os acessos livres, ainda há bancadas vazias dirijam-se para lá porque HÁ LUGAR PARA TODAS NA BANDEIRA!!! …mesmo assim nós decidimos ir andando.
Meus queridos amigos virtuais e não virtuais, deixem-me então dizer-lhes o seguinte:
Não houve como já devem saber lugar para todas, quem seguiu as instruções que lhes iam dando ( nosso caso ) lixou-se, era vê-las cair que nem tordos desidratadas e com calor pois as aguas tinham ( diziam eles ) acabado, claro, num estádio também cheio de homens com direito também eles a agua faltou para as mulheres, mas isso é lógico ( pensei eu na altura ), lanche nem vê-lo, que lanche?? Já sei era só para reinar connosco não era? Ou então acham as mulheres portuguesas gordas demais e decidiram pô-las a dieta!! E brindes? Ui….tantos….tantos que vi-me aflita para trazê-los para casa!!!
Meus queridos “ desorganizadores “, não passei fome porque decidi levar qualquer coisa para comer, não passei sede porque uma amiga levou aguas a mais e devo-vos dizer que quando estava ao pé da confusão para ainda tentar entrar para o relvado pedi uma agua a um bombeiro que simpático sabendo que as aguas já tinham esgotado nos ofereceu uma que trazia no bolso, provavelmente para ele….agradeço-lhe o gesto…..continuando….consegui as famosas mochilas que diziam oferecer ( horrorosas por sinal ) porque as mulheres revoltadas que não conseguiram entrar, furiosas deitaram abaixo umas gradezitas e tiraram aquilo que achavam que ao menos mereciam…uma pequena recordação.
Mulheres de todos os cantos do País gritavam à minha volta: “ Palhaços, mentirosos “ e com toda a razão. Eu ainda vivo em Lisboa, mas todas aquelas que vieram de longe e não participaram? Se eu já me senti furiosa e frustrada imagino elas! Não consigo descrever o que senti quando o palhaço que nos ia dizendo para ficarmos nas bancadas, gritou ao microfone: acenem, digam adeus porque já estamos no Guiness e estamos a ser filmados. Só me apeteceu berrar e chorar, atirar-me para o chão como uma criança e fazer birra!!!
Não teria sido muito mais fácil se:
Só entrariam mulheres mas as inscritas ( teriam que se identificar ), em vez de terem aberto as portas ao meio dia tinham aberto às 9h00 da manhã para assim haver mais tempo para organizar tudo o resto. Acredito que assim de certeza que aguas já poderiam ser dadas à descrição, o lanche seria dado logo à entrada e fechariam as portas assim que vissem que já estavam mulheres suficientes, claro está, que organizadinhos como deveriam ter sido numa situação destas, uma mulher inscrita nunca ficaria de fora e uma mulher não inscrita nunca entraria. Para finalizar, as mulheres seriam chamadas por sectores das bancadas. E mais….poderiam até ter feito um sector somente para o publico.
Era assim tão difícil ou eu estou a fantasiar demasiado?
O meu testemunho vai longo não é? E acreditem que deixei muita coisa por dizer!!!
Para finalizar, deixem-me apenas desabafar que ficou registado no Guiness a Maior e mais Bela Bandeira do Mundo, no entanto, o que deveria ter ficado registado seria a Pior Organização de Sempre.
…e com muita pena minha os media foram incapazes de mostrar o lado mais Feio da Maior Bandeira do Mundo.
Obrigada pela paciência….
Beijos
S

PS: Viemos a descobrir à saída que afinal haviam aguas, pois eu ainda tinha uma senha, mostrei-a, vi que o camião ainda tinha muitas aguas e tiveram a lata de me responder que aquelas aguas já não eram para nós!! Para quem eram então se o evento era feito para nós mulheres inscritas!! Simplesmente vergonhoso!!!

16 comentários:

cloinca disse...

Vim aqui ler teu post... fiquei muito surpreendida, por sinal!...
Ao ver as imagens na Sic, pareceu-me realmente que tudo tinha corrido muito bem! Realmente "só comemos aquilo que nos colocam na mesa...", e o que me foi dado a "comer" foi uma imagem de perfeição!
Já se sabe que neste tipo de eventos há sempre qualquer coisa que não corre tão bem... são milhares de pessoas... é difícil gerir tudo, para que tudo corra 5*****!...
Mas tantos erros? tantas falhas?... Fiquei mesmo surpreendida! Porque não mandas um mail à Sic... ao Bes... ao programa da Fátima Lopes, que tanto divulgou o evento?
Na minha opinião uma crítica construtiva deve ser sempre dada... para que em futuras organizações do género se evite cometer os mesmos erros.
Já se sabe que essa imagem de desorganização nunca passará para o público, excepto através de blogs... e talvez jornais. Escreve para o "espaço do leitor" dos jornais... manda mails para rádios.
Contudo, contuinuo a achar que foi uma ideia fantástica... e só não fui (como tu!) por ser muito longe...
Essas ideias são para ser incentivadas... e melhoradas!
Por isso acho mesmo que devias "reencaminhar", até por mail se puderes, o que correu menos bem.
Sempre com o intuito de transformar uma iniciativa futura semelhante, em algo bem organizado.
Beijinhos para ti,
Cláudia

Anónimo disse...

Moça estou contigo ! Estive contigo ! nesta PALHAÇADA !
Já que na sicK não nos ligou nenhuma vamos desabando por estes meios ...

Mixikó disse...

Belo testemunho linda S...mas sabes de quem é a culpa?Desculpa dizer isto, mas é vossa...nossa...das mulheres porque ainda caímos "nessas ciladas"...é uma ideia gira, sem dúvida, mas tratando-se da desorganização que temos em Portugal, na maioria das vezes,já devíamos ter aprendido...eu não fui,prevendo isso mesmo...e a Cloinca tem razão, devias de mandar isso para os jornais, para ver se aprendem a fazer as coisas como deve de ser...

P.S. Sandra, moça...já estou com ciúmes...hihihihi

Mixikó disse...

Ah...essa pequena introdução do teu Blog...Vosso Blog ,deixou-me muito honrada.beijos

Just Me...S disse...

Querida Cloinca
Ainda só não fiz isso porque estou de ferias e todos os mails enviados pelo IPJ foram enviados para o e-mail do trabalho e é nesses que eu quero pegar para lhes responder. Mas a minha querida amiga e companheira de "palhaçadas", a SANDRA, já enviou mails para varios sitios, mas eu também o irei fazer.
Beijoquinhas

Just Me...S disse...

Sandra "miga", continua a visitar-me!!!
E que tal criares tambem tu um Blog? Algo me diz que tens jeito para estas coisas!! :)
Beijos

Just Me...S disse...

Mixikó miuda gira
Last but not least.... :)
Tens toda a razão em falar na desorganização que se vive em Portugal relativamente a tudo....mas olha....tive esperanças que até corresse bem, infelizmente enganei-me. :(
Beijoooos

PS: não precisas de ter ciumes :)

Mixikó disse...

Linda s...tenho ciúmes tenho...e vou espancá-la todinha...se a Sandra não for ao meu blog mandar um beijo...ehehehehehehehe
Beijos linda S

cloinca disse...

Olhá Mixicó com ciúmes!!! Ih, ih...
Olha... vim agradecer as palavras que deixaste ontem no meu blog...
Entendes aquilo que passo, porque também já por lá andaste... felizmente uma bronquiolite... que depois de curada, se resolve e passa! Fico muito contente por saber que tens uma filhota linda e saudável! Não há maior benção na vida que essa!...
Quanto ao fisioterapeuta "bruto"... eles têm mesmo de fazer assim! parece-nos de uma brutalidade incrível... mas tem mesmo de ser!...
É a única maneira de ajudarem os nossos filhotes...
E acredita, também a eles lhes custa faze-lo... a terapeuta ocupacional do André diz que não o conseguia fazer, por exemplo... e que às vezes também fica com a lágrima no olho quando vê os fisioterapeutas a faze-lo... mas tem de ser! E o que tem de ser tem muita força!
...
beijokas para ti, e quando as férias acabarem, "dá-lhe com força" no blog... tamos aqui para te visitar!
;)
Cláudia

Just Me...S disse...

Miga Sandra
Faz favor de ir ao Blog da Mixikó!!!!!!!!!!!!!!!!! :)
Bjocas

Just Me...S disse...

Querida Cloinca
Eu sei que eles têm de ser assim " brutos ", mas na altura contei à Pediatra o que se tinha passado e ela disse-me que colocar o soro no narizinho ao ponto de a fazer sangrar, isso já não era nada normal....e olha...que este fisioterapeuta era da confiança dela. Escusado será dizer que Ginastica Respiratoria nunca mais fez. Felizmente tambem não voltou a estar tão mal que chegasse a esse ponto.
Bjoquinhas

Anónimo disse...

Prontosss, prontosss, já fui ao blog da Mixikó e já lhe deixei uma msg porque ela bem merece. Será a primeira de muitas.
Quanto a ti S (menina persistente)estou a seguir o teu conselho e ando aki a magicar um possivel Blog ... depois noticias.

jinhos

Lua disse...

o criar é fácil, já está! já lá podes ir ver! agora só espero que vá surgindo inspiração ...

jinhos Sandra

Just Me...S disse...

Agora já há um blog mais bébé que o meu!! BUUUUAAA!!!!
lol
Beijos
S

Lua disse...

Moça para pores os links tens de fazer o seguinte: Vais ao Template, percorres essa lengalenga até encontrares algo relacionado com os links, eu foi por tentativas ... substitui uns k eram lixo, google e outras coisas, pelo teu e o da mixikó, vais fazendo o preview até acertares.

Boa sorte
Jinhos

Grilinha disse...

Olá minha querida. Em relação ao comentário que deixaste no blog grilinha, deixa-me dizer que palavras amigas e força nunca são demais...e eu pelo menos se sou mãe coragem foi porque a vida me obrigou a sê-lo e eu não sou de virar a cara a nada...e agora vejo surgirem blogs de outras mães como eu, com uma enorme satisfação...É que a vida de mães de meninos especiais/ diferente não é propriamente fácil, mas não deixa de ser bonita por causa disso. Pode ser bonita, muito rica e prazerosa tb. E se formos a ver acaba por ser "igual" às demais, com doses extra de emoção, quer seja tristeza, alegria...e doses extra de actividades e preocupações. Enfim...
Em relação a este post, é que realmente nós não fazemos ideia do que está por detrás de uma linda bandeira. Parece ser um exemplo de grande organização...mas não, é apenas um exemplo de MUITO BOA VONTADE. Isso mesmo, tal como todo o nosso país, está cheio de gente cheio de boa-vontade e mal aproveitada...Quem diria? Não sabia nada disto. Ainda bem que nos contaste....Um grande beijinho e boa e longa vida para o vosso Blog.